








Nossa LÃngua e a Galera





Quem Somos
O Pibid na Escola


Por JanaÃna da Costa Barbosa – PIBID/CH/UEPB
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID visa proporcionar aos alunos de escola básica, através das atividades de desenvolvidas pelos bolsistas pesquisadores, uma aprendizagem mais efetiva e dinâmica. Por meio de novas propostas e olhares voltados para o ensino-aprendizagem, os alunos bolsistas aprimoram suas práticas, como também, inovam as metodologias utilizadas pelos professores da escola básica.
De forma assim, a contribuir para a construção de um ensino inovador, no qual os bolsistas estão em constante formação, mas também, o professor da escola básica, a partir da atuação do PIBID, passa a ter mais dinamicidade ao operacionalizar suas aulas.
A partir do PIBID, os estudantes do curso de Letras e os professores de LÃngua Portuguesa das escolas básicas, buscam auxiliar o alunado, inovando suas práticas docentes e mostrando a importância do aprendizado para sua vida.
Sendo assim, através das atividades desenvolvidas no Subprojeto de LÃngua Portuguesa, buscamos promover o ensino-aprendizagem, evidenciando como a participação de todos é importante para a efetivação do ensino.
De acordo com o Subprojeto de LP, propomos abranger a escola e a sociedade, mostrando aos nossos alunos que a lÃngua(gem) utilizada por eles no cotidiano não é incoerente, mas sim, expondo para eles, a importância do mesmo, pois nada lÃngua é por acaso.
Todavia, os PCNs orientam que o ensino de LÃngua Portuguesa deve partir do estudo de gêneros orais, no entanto, o professor deve está apto a sistematizar tais orientações, como também, relacionar e questionar o aluno acerca de outros gêneros, evidenciando a importância dos mesmos
.
Ensinar a lÃngua oral significa para a escola possibilitar o acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, que exijam controle mais consciente e voluntário da enunciação, tendo em vista a importância que o domÃnio da palavra pública tem no exercÃcio da cidadania (PCN, 1998, p. 67).
Vimos que, o ensino ainda apresenta resistências à s orientações dos PCNs, mas a partir da atuação do PIBID, notamos que é possÃvel inovar o ensino existente nas escolas básicas, pois através das atividades operacionalizadas no Subprojeto de LP, constatamos uma interação maior entre os alunos e o meio no qual está inserido.